sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DETECTA SURTO DE HEPATITE NA COMUNIDADE DO CORCOVADO


Presidente do Bairro Yonara Machado fala na reunião (foto: Abimael Lopes: Assecom)

Uma reunião ente poder público e moradores do bairro do corcovado foi realizada para debater um problema muito sério que estaria acontecendo na comunidade.

Um surto de Hepatite foi diagnosticado no Bairro do Corcovado em Tarauacá. Existem 30 casos suspeitos e  15 confirmados, alertou a comunidade do bairro através da Associação de Moradores. 

Tadeu Moreira - Depasa (foto: Abimael Lopes: Assecom)

Contrariando os moradores que afirmam que o problema é decorrente da água consumida pela comunidade, o Chefe do DEPASA, Tadeu Moreira diz que tem todo o controle e da água e através de documentos pode comprovar através de análises realizadas pelo laboratório LACEN que á água fornecida para a comunidade é apropriada para o consumo humano. “Temos um poço de 92m no bairro e existem dados documentados pelo LACEN que indica a boa qualidade da água para consumo humano. É surpresa ressaltou o gestor, mas vamos averiguar se existe algum problema que está relacionado ao DEPASA”, afirma Tadeu. 

Secretário de Planejamento Adailton Galvão (foto: Abimael Lopes: Assecom)

Presente na reunião, o Secretário Municipal de Planejamento o Sr. Adailton Galvão, frisou que numa coleta da água que foi feita para análise, observou-se que tinha coloração cor-de-chumbo azulado e que devido às condições em que se encontra a água pode causar FEBRE AMARELA, HEPATITE A e AMEBA.

 Secretário Carlos Tadeu (foto: Abimael Lopes: Assecom)

O Secretário de Saúde do Município Carlos Tadeu, disse que está preocupado com a situação. "Fizemos a coleta da água, encaminhamos uma equipe pra fazer o levantamento dos casos confirmados que já somam 15 no total e iremos buscar todos os recursos que estiverem à nossa disposição para que esse problema seja solucionado no mais breve espaço de tempo possível", afirmou.

Thiago Meireles (foto: Abimael Lopes: Assecom)

Thiago Meireles que é enfermeiro do posto Marília Vieira afirmou que nas visitas que são realizadas na comunidade é possível verificar a precariedade no saneamento básico do bairro. “A transmissão da HEPATITE A é feita por fezes, é necessário que a população tome mais cuidado especialmente com as fossas à céu aberto”, disse o profissional. 

Vice-prefeito Chagas Batista (foto: Abimael Lopes: Assecom)

O Vice-prefeito Chagas Batista pediu a união da comunidade e disse que o governo municipal vai buscar soluções para solucionar essas questões. Disse ainda que o surto de HEPATITE A é um problema que precisa tratado à nível de saúde pública, porque uma doença como essa pode levar a um estado de saúde mais grave. "Tudo isso parte de uma série de questões como saneamento básico, melhoria da qualidade da água e temos que mobilizar o DEPASA, Secretaria Municipal de Saúde, para juntos verificarmos por onde está surgindo o verdadeiro problema", falou o vice-prefeito.

Reunião aconteceu na igreja da comunidade (foto: Abimael Lopes: Assecom)

Escrito por L. Simões/AssecomTK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário