quinta-feira, 28 de março de 2013

FEIRA DO PEIXE DE TARAUACÁ MOVIMENTA ECONOMIA LOCAL

No primeiro dia da Feira do Peixe e Agricultura Familiar iniciada nesta quarta-feira, 27, no município de Tarauacá, regional do Tarauacá-Envira, a movimentação em torno do Mercado Municipal envolveu produtores de hortaliças, macaxeira e derivados e de peixes. Sete toneladas de peixes das espécies tambaqui, curimatã, pacu e surubim foram comercializadas nas primeiras horas.

A Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Tarauacá realizada pelo governo do Estado, envolveu a Cooperativa de Piscicultores do município, a Cooptar, além da Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Foto: Assessoria Seaprof) 

A Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Tarauacá realizada pelo governo do Estado, envolveu a Cooperativa de Piscicultores do município, a Cooptar, além da prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Produtores como Francisco Ferreira Brasil, o Pixita, do Projeto de Assentamento Tarauacá, Colônia São Francisco, fez questão de agradecer a oportunidade. Com um açude construído há um ano e sete meses através do Programa de Desenvolvimento da Piscicultura, já conseguiu vender 350 quilos de tambaqui. 

A Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Tarauacá realizada pelo governo do Estado, envolveu a Cooperativa de Piscicultores do município, a Cooptar, além da Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Foto: Assessoria Seaprof) 

“Sempre tirei um dinheirinho com a venda de banana e galinha caipira, mas nunca consegui de uma vez um dinheiro desses”, disse admirado o produtor se referindo aos quase R$ 2,5 mil que conseguiu com a venda da sua primeira safra de peixes. Segundo ele ainda tem pelo menos mais uma tonelada esperando para ser retirada e comercializada. “Hoje além de ter o que comer todo dia ainda tenho dinheiro no bolso”, comemorou. 
Os assentados no Polo Agroflorestal de Tarauacá também participam da feira. Comercializam principalmente hortaliças como couve, cheiro verde, alface, pimentinha, chicória. São ao todo 15 produtores. Já os piscicultores são em um total de 25 vindos de regiões antes com dificuldades até mesmo de água na propriedade. 

Os assentados no Polo Agroflorestal de Tarauacá também participam da feira. Comercializam principalmente hortaliças como couve, cheiro verde, alface, pimentinha, chicória. São ao todo 15 produtores (Foto: Assessoria Seaprof) 

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques Filho o prefeito do município, Rodrigo Damasceno e o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro juntamente com o deputado estadual, Walter Prado, participam do momento de abertura do evento. Lourival Marques lembrou que foram construídos em Tarauacá quase 200 açudes e a previsão até 2014 é de dobrar esse numero. “Escutei relatos aqui de que há um ano a população tinha grande dificuldade em comprar um peixe nesse período especial para os cristãos. Hoje graças ao investimento correto esta situação não existe”, concluiu. 
O prefeito Rodrigo Damasceno, com formação em medicina, lembrou que o programa que incentiva a produção de peixe tem dois aspectos sociais. “O peixe é saudável e com preço acessível a população pode ter acesso a uma alimentação de qualidade nutritiva. Além disso, a atividade gera renda aos nossos produtores e isso implica em aquecimento da economia do município”, explicou. 

Rodrigo Damasceno fez questão de lembrar que a economia do município de Tarauacá representa apenas 0,4% do PIB do Estado do Acre e todo investimento na geração de emprego e renda vai gerar grande impacto. Já para o deputado Walter Prado, que é natural do município esse é o resultado de um compromisso do governador Tião Viana com toda a sociedade do Estado. 

Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof)

Nenhum comentário:

Postar um comentário