quinta-feira, 18 de julho de 2013

PREFEITURA DE TARAUACÁ APOIA CURSO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO.



Pequenos produtores rurais do Município de Tarauacá das comunidades Tauarí,Taquari e Boto,estão participaram de um curso de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) oferecido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios em parceria com Prefeitura de Tarauacá e com Secretaria Municipal de Agricultura. Com duração de 06 dias,o curso tem encontros teóricos e aulas praticas. 




Os participantes estão recebendo explicações sobre as espécies e sobre como se beneficiar da criação (além do mel, é possível extrair a cera e o própolis), estão aprendendo a lidar com as abelhas (confeccionar e instalar caixas, e atrair e manejar adequadamente os insetos), e estão sendo conscientizados sobre a importância de preservar as abelhas, já que a espécie corre risco de extinção.


De acordo com Engélberto Flach Técnico agropecuário, da Secretaria Estado de Pequenos Negócios. "A criação de abelhas sem ferrão é fácil, pois o custo é baixo e não exige equipamentos diferenciados, e tem sido cada vez mais procurada devido à qualidade do mel. “É um mel com mais propriedades medicinais que o mel da abelha com ferrão e, por isso, tem um maior valor comercial”. explica  Engélberto Flach Técnico agropecuário



O produtor rural Cosmo Damasceno de Araújo (Baiano), 58 anos, hoje estou abrindo ás portas da minha propriedade no Taquari para receber os participantes para as aulas práticas sobre criação de abelha sem ferrão que vai me ajuda na minha renda, ele aprendeu a aproveitar o mel, a cera e a própolis. “Na propriedade pequena, uma coisa puxa a outra e você precisa sempre ter algo para produzir e vender”, comenta. O Produtor.




Para o Secretário de Agricultura Nilson Veras essas parcerias com Secretária de Estado de Pequeno Negócio sobre a Coordenação do DI Brito vamos ajudar, " O Pequeno Agricultor a ter outra fonte de renda, para sustentar sua família. Vamos ajudar no quer for necessário junto com Governo do Estado, essa uma parceria que não pode falta. Só quem vai ganha com essa parceria é população Tarauacaense". disse Secretário de Agricultura. 








































Por Gilson Amorim - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário