sexta-feira, 30 de agosto de 2013

3º FORMAÇÃO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC



A Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação de Ensino Básico realizou nos dias 13, 20, 21, 27 e 28 de agosto no Auditório do CEDUP a 3ª formação do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, com uma carga horária de 18 horas, tendo como objetivo: 

Socializar as experiências da segunda formação; 

Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; 

Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento; 

Refletir sobre um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças; 

Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.


Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento compreendendo que a aprendizagem da escrita alfabética constitui um processo de compreensão de um sistema notacional. 

Analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do SEA com uso dos diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a eles associados. 

Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita alfabética, analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos. 

Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos. 

Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula. 

Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados. 

Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

A formação de professores na área de alfabetização e língua portuguesa, tem se dedicado a produzir recursos didáticos que possam auxiliar o professor a melhor conduzir o ensino e facilitar a aprendizagem dos alunos. 

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