segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PREFEITURA REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO “ESCOLA EM AÇÃO É COM O MAIS EDUCAÇÃO”.



A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira, 13, a culminância do projeto “Escola em Ação é com o mais Educação”, na Praça da Municipal. O projeto foi idealizado pela Coordenação do Mais Educação e desenvolvido juntamente com as oito escolas da rede municipal que fazem parte do programa. O Mais Educação é um programa do Governo Federal que surgiu com o intuito de induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da educação integral, minimizando os problemas sociais que as comunidades vivenciam, sobretudo melhorar o aprendizado dos estudantes, estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos com a escola e a família. 



O projeto tem objetivo possibilitar a interação entre alunos de várias escolas, professores e comunidade. Desenvolver o gosto pela música, dança, teatro, poesia em consequência o sentido do belo. Vivenciar as diferentes manifestações culturais através da dança, teatro, etc. Contribuir para melhoria da qualidade da educação através da produção artística, visando o resgate cultural, à inserção social, inclusão e a socialização dos educandos e assim promover a cidadania.



Em Tarauacá (651) alunos são contemplados com o Programa Mais Educação. Na escola Professor José Augusto (150) alunos do (4º ao 9º) ano, Adelmar de Oliveira (120- 2º ao 5º) ano, Eduardo dos Santos Morais (75- 2º ao 9º), Rilza Maria Daniel do Nascimento (180- 2º ao 5º), 15 de Junho (131- 6º ao 9º), Valdina Torquato do Nascimento (75- 1º ao 5º), Manoel Teixeira (85- 2º ao 7º) e Maria Rita A. dos Santos Catão (60- 2º ao 6º).


Durante todo o dia foram desenvolvidos várias atividades: exposição das atividades realizada pelo programa Mais Educação; dança; teatro; apresentação da banda fanfarra; capoeira; jogos de futsal; torneio de tênis de mesa; jogos de dama, xadrez e dominó; canto-coral; jogos de matemática.

Além do prefeito Rodrigo Damasceno, estiveram o secretário municipal de Educação, Edmundo Maciel, os diretores das escolas, a coordenadora de ensino pedagógico- Marisete Souza, coordenadores do programa Mais Educação, entre outros membros da comunidade escolar.



A coordenadora do programa Mais Educação, professora Catiana Veras, comentou a importância do projeto. “ É o momento de interagir entre as escolas que fazem parte do programa e mostrar à comunidade importância do mesmo”.


O prefeito Rodrigo Damasceno parabenizou os gestores da SEME, diretores e coordenadores do programa pela idealização do projeto. “O Mais Educação é a garantia de mais esportes, aulas de reforços, atividades extras curriculares. Eu tenho um grande sonho, que essas crianças, que estou vendo aqui, serão nossos gestores futuramente”. 


O Secretário Municipal de Educação, Edmundo Maciel, relatou a importância do evento. “É um momento muito importante, fazendo a interação escola e comunidade. A educação não se faz apenas na sala de aula, se faz, sobretudo com a comunidade. Esse ato é uma amostra do trabalho realizado nas escolas que na maioria das vezes a comunidade não fica sabendo”. 


O diretor da escola José Augusto Araújo, professor Lauro Benigno, disse que o programa é apenas o começo para introdução da educação integral no País. Ressaltando ainda a interação entre as escolas que estão localizadas na área rural com a urbana, por meio do evento.












































Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

Foto: Jardy Lopes/ Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário