segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PREFEITURA E GOVERNO REALIZAM CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO DOS CURSOS PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA


Na tarde de sábado, 14, a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Junto ao Instituto Dom Moacyr realizam a cerimônia de entrega dos certificados aos 90 alunos formandos nos cursos ofertados em parceria com o Programa Nacional de Acesso a ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC,no Teatro José Potiguara.

A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, do vice-prefeito, Chagas Batista, do vereador Lulu Neri, do secretário de Educação, Edmundo Maciel; do representante da secretaria de Promoção Social, Aldemir Carneiro, do presidente do Instituto Dom Moacyr, Marcus Brandão e representante do governador Tião Viana no evento.


INSTITUTO DOM MOACYR– CURSOS OFERTADOS

Com a Unidade Ofertante Instituto Dom Moacyr foram pactuadas mais de 700 (setecentos) vagas. Destas estão sendo concluídas 07 (sete) turmas, das quais receberão Certificados 90 (noventa) alunos, qualificados nos seguintes cursos:

Pedreiro (1 turma)
Operador de Computadores (2 turmas)
Preparador de Doces e Conservas (1 turma)
Produtor de Derivados do Leite (1 turma)
Costureira (2 turmas)


O inicio dos cursos ocorreu em setembro. A oferta de matrículas se manterá durante todo o ano de 2013, sempre de acordo com a procura do público. A unidade ofertante dos cursos acima mencionados é o Instituto Dom Moacyr. “Parabéns a todos”, disse Marcus Brandão, Presidente do Instituto Dom Moacyr.


Sem limite de matrícula por família

O interessado em participar do PRONATEC deve estar cadastrado no CADúnico, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) . São atendidos pessoas na faixa etária dos 16 aos 59 anos, e não há limite para matrícula por família. Após a conclusão de um curso o beneficiário pode inscrever-se em outro. 

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o PRONATEC tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.


As aulas foram todas ministradas na cidade e de forma gratuita. Ainda este mês, deve ser formada a turma do curso de Eletricista. Para o prefeito, Rodrigo Damasceno a qualificação profissional vai mudar a vida desses pessoas dando a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida e trabalhar em um emprego regular. “Temos muita gente ainda trabalhando na informalidade, mas esse quadro começa a se reverter depois da realização desses cursos de qualificação profissional”, afirmou.

O prefeito Rodrigo enalteceu ainda a oportunidade desses formandos ingressarem no mercado de trabalho, exemplo disso, são os pedreiros que há possibilidade de serem inseridos nas empresas vencedoras de licitações para as obras que serão iniciadas em Janeiro, como uma forma de compromisso com o desenvolvimento profissional de Tarauacá.


O vice-prefeito, Chagas Batista, falou da competição crescente do mercado de trabalho e a necessidade de mão de obra qualificada. "A educação oportuniza uma condição de igualdade para que os jovens possam ampliar seus conhecimentos e ocupar seus espaços na sociedade competitiva", observou.


“Quero montar meu próprio negócio”

Tarauacá tem cerca de 4.805 famílias que recebem o Bolsa Família e os formandos do PRONATEC são beneficiários dos programas complementares –como o de formação profissional que os habilitam a melhorar de vida. Só neste ano, o governo federal, com o programa Brasil Carinhoso, e a Prefeitura ofertaram 700 vagas em diferentes cursos e, para se ter uma ideia, 5.850 novos segurados do CADúnico entraram nos novos benefícios nos quais se inclui a formação.


Um dos 90 personagens desse tempo é a jovem Alcione Amorim, destacada para ser a oradora da turma. Em rápidas palavras, Alcione, que se formou costureira, assinalou seus objetivos futuros: “o PRONATEC para mim foi muito importante. Quero agora abrir meu próprio negócio, trabalhar para mim mesma”, disse.










O QUE ELES DISSERAM

“Viemos aqui para celebrar este momento tão importante e dar parabéns a cada um de vocês, que tenham sucesso na vida”.
Edmundo Maciel, secretário de Educação

“Vocês estão sendo altamente qualificados para enfrentar o mercado de trabalho”.
Lulu Neri, vereador

Tamires Soares / Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário