sexta-feira, 2 de maio de 2014

PREFEITURA LANÇA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO


A Prefeitura de Tarauacá, em parceria com o Governo do Estado realizou na manhã desta sexta-feira, 02, uma Audiência Pública do Plano Diretor Participativo do Município. Marcaram presença no evento diretores municipais, vereadores, secretários municipais e a população em geral. A revisão do Plano Diretor está na etapa inicial e é de extrema importância para nortear nos próximos anos o crescimento e o desenvolvimento de todas as áreas no Município.


O Plano Diretor será revisado por equipes da Prefeitura, com acompanhamento técnico da empresa JP Consultoria. “Tarauacá é uma cidade que tem pressa. Estão chegando empresas que querem investir no ramo imobiliário, universidade federal e precisamos de rapidez e agilidade para avançar nas parcerias. Lógico, tudo com muita segurança e responsabilidade”, destacou o prefeito.


O próximo passo é realizar audiências públicas para debater as alterações propostas para o Plano. A previsão de é concluir os trabalhos de revisão até Agosto. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Lázaro Almeida, o plano deve ser pensado junto com a população. “Nosso objetivo é fazer um plano participativo, realizando audiências com vários segmentos da sociedade civil e entidades de todas as regiões da cidade”, frisou. Ainda de acordo com Lázaro, depois desta etapa, o projeto será encaminhado para aprovação na câmara de vereadores.


O Plano Diretor de Tarauacá foi criado em 2000 e deve ser atualizado a cada cinco anos, segundo o Ministério das Cidades. A renovação do instrumento fará com que o desenvolvimento do município deixe de esbarrar em artigos do antigo Plano e cresça com mais celeridade e com sustentabilidade. “Temos que fazer uma lei que atenda o hoje pensando no amanhã, a realidade de 2000 não é mais a mesma de hoje e dos  próximos dez e vinte anos. Estamos animados com a experiência da JP Consultoria. Eles possuem profissionais técnicos capacitados que já estão conhecendo a cidade e dando andamento ao cronograma”, ressaltou José Otávio, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA.


Para o vice-prefeito, Chagas Batista a parceria com o Governo do Estado vem para somar com o trabalho proposto para o desenvolvimento de Tarauacá a médio e longo prazo, “Esse é um trabalho que envolve toda a nossa cidade, a Administração Pública, os Vereadores, Entidades de Classe, Entidades Assistenciais e o protagonista maior de tudo isso, a População, o Cidadão Tarauacaense”.


"Não é tarefa fácil construir uma definição do que seja um plano diretor, uma vez que estes têm sido alvo de diversas definições e conceituações, e suas características têm variado de município para município. Por isso a população deve participar e dar sugestões", ponderou o presidente da câmara, Manoel Monteiro.


JP CONSULTORIA - A empresa que fará a revisão do Plano Diretor é uma organização coletivista de profissionais fundada na cidade de Rio Branco, com experiência de criação do plano diretor de vários municípios acrianos, dentre eles, o município de Rio Branco. O escopo de sua atuação envolve as temáticas da Cidade, do Campo e do Trabalho Emancipatório. Nesses temas, a empresa desenvolve projetos relacionados ao planejamento urbano, rural e regional; ao desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de habitação, regularização fundiária, desenvolvimento agrário e turismo; à gestão ambiental; à gestão do patrimônio histórico e cultural; à gestão participativa e ao cooperativismo popular.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário