domingo, 16 de novembro de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM ÁREAS ATINGIDAS PELA CHEIA DO RIO TARAUACÁ



As intensas chuvas que provocaram alagamentos e enchente em Tarauacá, observando a situação anormal, provocada pelo desastre natural, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público obrigaram a Prefeitura Municipal a decretar Situação de Emergência. O decreto foi assinado na manhã deste domingo (16), pelo prefeito Rodrigo Damasceno Catão, que fez uma breve reflexão sobre o episódio no município.




Infelizmente, por uma adversidade do tempo, tivemos um volume grande de chuva em um curto período, o que, mesmo com obras de prevenção como a dragagem de córregos, que vínhamos fazendo, provocou pontos de alagamento, e também como o nível das águas nos igarapés que deságuam nos rios Tarauacá e Murú contribuíram substancialmente com a cheia do Rio, afetando muitas famílias”, afirmou o prefeito, que reuniu as equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, membros da administração municipal e estadual, para um melhor entendimento do Plano de Contingências e informar sobre o decreto.



Declarar o município em situação de emergência é uma forma de desburocratizar a ação do poder público. O decreto é feito com base na situação do município quando atingido por alguma catástrofe e permite acessar recursos federais e estaduais de forma imediata para remediar os efeitos da enchente, como no auxílio aos desabrigados e futuras ações preventivas.

A Prefeitura está com mais de 50 colaboradores de diversas áreas trabalhando com as pessoas afetadas pela enchente.


Confira abaixo a íntegra do Decreto.





ASSECOM TARAUACÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário