terça-feira, 31 de março de 2015

PREFEITURA DE TARAUACÁ E GOVERNO DO ESTADO LANÇAM III EDIÇÃO DA FEIRA DO PEIXE E AGRICULTURA FAMILIAR DA SEMANA SANTA

feira acontece de 31 de março a 2 de abril


O prefeito Rodrigo Damasceno, juntamente com o vice Chagas Batista lançaram na manhã desta terça-feira, 31, na frente do mercado municipal Domingos Rêgo Leite, a 3ª edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar da Semana Santa. Também participaram da abertura da Feira o secretário da Secretaria de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, que na oportunidade representava o governador Tião Viana, o primeiro secretário da câmara de vereadores, Manoel Monteiro, o secretário interino de Agricultura, Carlos Tadeu, o gerente da SEAPROF, em Tarauacá, Narcélio Bayma, gestores do setor de produção do município e do Estado, além de representantes dos produtores rurais.



Segundo o prefeito Rodrigo Damasceno, os produtores de pescado e agricultura familiar junto com a prefeitura e o governo decidiram, mesmo com toda a dificuldade imposta pela maior alagação da história de Tarauacá, manter o calendário 2015 e realizar a Feira da Semana Santa de forma a reduzir os prejuízos que o setor da produção teve com a cheia dos rios Tarauacá e Murú.

                                  

“Este ano o nosso maior desafio é auxiliar os produtores atingidos, em sua grande maioria, pela alagação. Muita gente perdeu tudo ou quase tudo o que estava produzindo. Agora essa feira é a oportunidade de vender o pouco que salvamos”, disse o prefeito.


O objetivo, com isso, é facilitar o acesso da população neste período da semana santa, haja vista que há 3 anos atrás, durante este período a oferta de peixes de qualidade e com preços atrativos era impossível.


A Feira do Peixe e Agricultura Familiar é uma realização da Prefeitura de Tarauacá, Governo do Estado do Acre e Governo Federal, através de vários órgãos. A expectativa é de que sejam comercializadas 20 toneladas de pescados e 46 toneladas de produtos hortigranjeiros.

                           

O presidente da Cooperativa dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, Carlinhos Félix, reconheceu todo o esforço dos governos municipal, estadual e federal e falou sobre o momento vivido pelos produtores. “Quando as águas baixaram, vimos toda aquela destruição com muita tristeza. Mas, em nenhum momento nos sentimos sós. O governador Tião Viana e o prefeito Rodrigo Damasceno têm nos apoiado muito nesse momento de recuperação. E essa Feira faz parte de todo esse empenho deles”, concluiu.


“O produtor hoje se sente valorizado e tem incentivo para produzir mais. O que nos incentiva é a garantia da compra e da escoação da produção. E isso traz melhoria de vida para o produtor e pra comunidade trabalhadora rural. O governo e a prefeitura tem nos apoiado. Temos apoio e isso nos alegra muito”, disse Isaías Pereira, vendedor da Feira do peixe.


As feiras do peixe tem um histórico de sucesso de venda e de público. Para 2015 a meta é vender 20 toneladas de pescado e hortifrútis, além de alcançar público de 10 mil pessoas e movimentar a economia do município. “A parceira forte do Governo do Estado e da Prefeitura mostra que o Acre produz e segue o rumo do desenvolvimento”, disse o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.

                          

De seu lado, o vice-prefeito, Chagas Batista condenou duramente as críticas infundadas quanto à produção agrária do Acre. “Tem gente que vai no rádio dizer que o Acre não produz nada. E esse peixe todo aqui, será que caiu do céu?, questionou o parlamentar. "Isso é uma ofensa aos nossos produtores", disse, lembrando que o evento reafirma o compromisso do Governo e da Prefeitura com o homem do campo. "Esta feira é um dos exemplos de nossa produção". 



Participação é cada vez maior


Ao menos 28 piscicultores familiares, 10 empreendedores de economia solidária participam desta edição da feira. São parceiros o Governo Federal, o Governo do Estado, através de vários órgãos e secretarias, especialmente a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF) e a Colônia de Pescadores; a Secretaria Municipal de Agricultura e vários outros. Empresas da iniciativa privada também estarão apoiando e atuando nesta 3ª Feira do Peixe e da Agricultura Familiar, que irá mostrar que mesmo com as rotineiras enchentes dos rios Tarauacá e Murú, que dificultou sobremaneira a produção dos nosso produtores. “O evento é uma boa articulação que valoriza o produtor rural”, disse o gerente da SEAPROF, em Tarauacá, Narcélio Bayma.

                            

O prefeito Rodrigo Damasceno, reafirmou a importância da política do peixe e o trabalho que a administração municipal, em parceria, com o governo do estado vem fazendo com os pequenos produtores familiares. “Esta é a terceira feira do peixe da semana santa que Prefeitura de Tarauacá realiza em parceria com o Governo do Estado. É uma prova de que os produtores estão produzindo e que o incentivo do governo tem resultados diretos na vida das pessoas. Isso é mais renda para o homem do campo e oportunidade de uma alimentação mais saudável e acessível para quem está na cidade”, disse Rodrigo.


Ainda durante o evento de lançamento o prefeito Rodrigo Damasceno assinou o termo de permissão de uso de 50 expositores comerciais, doados pelo o Governo do Estado, através da Secretaria de Pequenos Negócios. Os expositores  ajudarão nos empreendimentos de economia solidária, em nosso município.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário