segunda-feira, 20 de abril de 2015

UNIÃO POR TARAUACÁ: PREFEITURA LANÇA A MAIOR OPERAÇÃO DE LIMPEZA E RECONSTRUÇÃO JÁ REALIZADA EM TARAUACÁ


Plano Emergencial de Limpeza e Reconstrução Pós-Enchentes conta com 20 máquinas.

A Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o Governo do Estado, Governo Federal, Poder Judiciário, Câmara de Vereadores e Sociedade Civil Organizada lançaram na manhã desta segunda-feira, 20, a maior operação de limpeza e reconstrução já realizada em Tarauacá “União por Tarauacá”. Integram o Plano Emergencial 20 máquinas e 80 homens. As frentes de serviços para recuperar a malha viária do município, afetada pelas rotineiras enchentes e forte chuvas do inverno rigoroso. Os trabalhos serão coordenados pela a Secretaria Municipal de Obras e serão mais intensificados na medida em que se consolidar a chegada do verão.


Obras incluem recuperação de ruas, desobstrução de bueiros, asfaltamento, capina, retirada de entulhos e serviços de drenagem

Os trabalhos serão iniciados ainda nesta manhã de segunda-feira, 20 pela Rua Rio Tarauacá, no bairro Senador Pompeu que ficou completamente atingido com as enchentes, mas irá se estender aos outros locais que foram danificados pelas enchentes. Além do prefeito Rodrigo Damasceno e do vice Chagas Batista, estiveram no ato de lançamento da operação, "União por Tarauacá", o vereador Narço Kaxinawá, a coordenadora da defesa civil municipal, Raimunda Augusto, o representante do Corpo de Bombeiros, Major Móises, a representante do Governo do Estado, Francisca Aragão e o presidente do bairro Senador Pompeu, Alberico, além de secretários municipais e estaduais, e  da sociedade civil organizada. 

                            
A operação consiste no serviço de recuperação da malha viária, capina, retirada de entulhos, roçagem, dentre outras intervenções. “A gente aprova essa iniciativa da Prefeitura porque a limpeza representa saúde para nós moradores”, comentou o aposentado Raimundo Marques, residente na Rua Valdomiro Amorim, no bairro Triângulo.


Para esse trabalho a Prefeitura, através da Secretaria de Obras montou equipes integradas pelo pessoal que trabalha nas equipes de recuperação da malha viária. Além disso, 20 máquinas, entre caçambas, retro escadeira, moto niveladora, bobcat, vassoura mecânica, rolo compactador e caminhões, estão sendo colocados à disposição para a reconstrução de Tarauacá.


O prefeito Rodrigo Damasceno disse que as rotineiras enchentes afetaram muitas famílias, causando prejuízos também na parte da infraestrutura e comprometendo a limpeza e a malha viária do município, por isso, essa operação foi planejada visando dá uma resposta satisfatória aos moradores.

“Estamos dando início hoje a essa grande operação que visa prevenir doenças e garantir um melhor convívio para os moradores no dia-a-dia. Todas as áreas afetadas pela cheia dos rios Tarauacá e Murú irão receber esse trabalho. Alugamos novos maquinários, contratamos mais pessoas para que a ação seja executada a contento. Em seguida à operação pós-alagação, profissionais da saúde estarão também fazendo um trabalho com os moradores focando a questão preventiva e de promoção à saúde”, ressaltou o prefeito.



Rodrigo Damasceno ressaltou também que a prioridade nesse momento é atender os bairros que foram atingidos pela alagação, mas de acordo com o prefeito, tão logo termine essa parte, as outras localidades de Tarauacá também serão contempladas com o serviços da operação “União por Tarauacá”.


Um grande número de trabalhadores e representantes de instituições municipais, estaduais e federais estão envolvidos nos trabalhos e isso vem sendo motivo de agradecimentos da parte do vice-prefeito, Chagas Batista: “O governador Tião Viana tem sido grande parceiro, a Presidenta Dilma Rousseff nos tem ajudado muito e a comunidade também nos ajuda a recuperar a cidade. Precisamos ainda de mais União, pois sabemos que o desafio é grande”, disse Chagas Batista.


Segundo o vereador Narço Kaxinawá, apesar das dificuldades enfrentadas pela prefeitura desde o início do ano, com as rotineiras alagações que atingiu diversos bairros da cidade, a prefeitura está fazendo o seu dever de casa, com a realização de ações voltadas a reconstrução de Tarauacá, no que diz respeito a infraestrutura da cidade.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário