quarta-feira, 28 de outubro de 2015

RODRIGO DAMASCENO ACOMPANHADO DE TIÃO VIANA PRESTIGIA 14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL YAWA


A Aldeia Nova Esperança, dos povos indígenas Yawanawá, em Tarauacá, iniciou no último domingo, 25, a 14ª edição do Festival Yawa – uma das maiores festividades indígenas da Região Norte, que reúne tradição, cultura e espiritualidade.

O governador Tião Viana prestigiou a abertura do festival acompanhado do prefeito Rodrigo Damasceno, do assessor especial indígena Zezinho Kaxinawa, do assessor do senador Jorge Viana Carlos Araújo, e pelas secretárias de Estado de Turismo, Rachel Moreira, e de Comunicação, Andréa Zílio. O deputado estadual Jenilson Leite e o vereador de Tarauacá, Nasso Kaxinawá também estiveram presentes, assim como outros membros do governo do Estado e Prefeitura de Tarauacá.


Na abertura do festival, Tião Viana recebeu as boas-vindas das lideranças da aldeia, num ritual de proteção e purificação. 

A pajé Putani – esposa do cacique da aldeia – reafirma a identidade da mulher Yawa. “É uma mãe guerreira, geradora de vidas. É a mãe de todo o povo”, conclui.


“Esta é uma festa muito bonita na história do Acre, que envolve o mistério, a lenda e toda a magia de viver na floresta, e mostra a identidade de um povo que tenta buscar o que há de mais bonito e mais simples, do trabalho ao hábito alimentar indígena”.
 Governador Tião Viana


“O festival já se consagrou por reunir os povos indígenas Yawanawá e de todo o estado, além de vários turistas, que vêm conhecer um pouco mais da nossa tradição. Nós nos sentimos honrados de ter em nosso município uma riqueza cultural tão grande como a do povo Yawanawá.”

Prefeito Rodrigo Damasceno

Festival homenageia a mulher Yawanawa

O evento se estende até 31 deste mês e já reúne cerca de 300 visitantes de outras aldeias, do Brasil e diversos países do mundo. Nesta edição, o Festival Yawa homenageia as mulheres Yawanawá.


“Elas merecem essa dedicação, pela força, bravura, coragem, firmeza e dedicação com a qual conduzem o lar, a criação dos filhos e o preparo dos alimentos”

Biraci Yawanawa, cacique da Aldeia



Fortalecimento do turismo

A secretária de Turismo, Rachel Moreira, pontuou que os festivais indígenas marcam o turismo do Acre. “São altamente ricos na participação de turistas e na valorização da cultura indígena. Esse diferencial garante destaque ao Acre, em relação aos demais estados da Região Norte”, afirmou.

O designer Marcelo Rosembaun conta que há quatro anos frequenta a aldeia, o que rendeu a produção de um valoroso projeto no coração da floresta amazônica acreana.

“Produzimos luminárias, as quais expusemos na Expo Mundial, em Milão [Itália] – fruto desses encontros e em parceria com o governo do Acre -, e na sequência repensamos as moradias da aldeia, fazendo um resgate da tipologia ancestral. Esse projeto foi desenvolvido por uma equipe gigante. É um trabalho grandioso que envolve o trabalho das florestas, com um povo que entende e valoriza a preservação da natureza”, destacou o turista.


“Este é um dos primeiros festivais dos Povos Indígenas do Acre, e a partir dele foram originados outros festivais em outras terras, outros povos. Isso fortalece a cultura dos povos indígenas e o intercâmbio entre eles.”
Zezinho Kaxinawa



“O festival Yawa é uma das mais belas festas dos povos indígenas no Brasil. Há um rito de espiritualidade, do qual recebemos muita energia e conhecimento da floresta. São conhecimentos que levamos para nossa organização social também na cidade.”
Deputado estadual Jenilson Leite

Visita a Aldeia Sagrada - Foto: Jardy Lopes
Representando o senador Jorge Viana, Carlos Araújo agradeceu pela força espiritual e pela certeza de que cada vez mais o modo com o qual os povos indígenas vivem garante a certeza de que a solução está na origem, para ter um mundo saudável e de acolhida.

“Aqui a gente sente, bebe e vive a semente de uma nova civilização, que está na origem. Aqui a gente encontra as respostas para as nossas aflições do mundo moderno, que são a solidariedade, a humanidade, para juntos construirmos o novo”, enfatizou.


                

ALDEIA MUTUM


Na volta pra casa o prefeito Rodrigo Damasceno parou na aldeia Mutum localizada na Terra Indígena Rio Gregório, distante de Tarauacá quase sete horas de barco neste período do ano, atualmente vivem cerca de 30 famílias do povo Yawanawá.


O prefeito foi recepcionado pela liderança da comunidade indígena há mais de 15 anos, Mariazinha Yawanawá e por outros líderes do povo indígena. Na oportunidade Rodrigo Damasceno conversou com as lideranças sobre os avanços das ações de política de governo e melhorias para os povos e terras indígenas.


Com informações da Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário