sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

TARAUACÁ: MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DE BANANA É EXPORTADA


“O Mercado de banana em Tarauacá está em ascensão e continua crescendo em ritmos acelerado”. A afirmação é do diretor de Agronomia da SEAP, Carlos Augusto. 

Segundo o diretor, toda banana produzida atualmente no Acre está sendo exportada para Rondônia e Manaus; e explica como o produtor de Tarauacá deve conduzir sua produção para que não fique pra trás.

Segundo Carlos, o Acre caminha para a independência econômica. Exemplo disso é o modelo de negócios implantado envolvendo as esferas pública, privada e comunitária na gestão de indústrias instaladas no estado nos últimos anos, desenvolvendo as cadeias produtivas sustentáveis. 

Uma das áreas de grande produção é a Terra Indígena da Praia do Carapanã, A aldeia formada por 602 índios fica às margens do Rio Tarauacá. Na época do verão, a viagem até o local dura 36 horas.

Depois que a comunidade firmou parceria com o governo do Acre, a produção agrícola do local tem crescido a ponto de o excedente ser levado para a capital e comercializado na Central de Abastecimento de Rio Branco, a Ceasa.

Por mês, a produção de bananas chega a 700 cachos, parte do que produzido é destinado para consumo próprio, já que a fruta é uma das bases da alimentação da comunidade.

Por Ivo Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário